top of page
Buscar

COLETIVO JUSTINA REPRESENTA O PAÍS NO 6º CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CULTURA VIVA NO MÉXICO

  • Cilene Trajano
  • 9 de abr.
  • 3 min de leitura

Selecionado em convocatória com mais de 260 inscrições pelo programa Ibero americano Iber Cultura Viva, o Coletivo Justina participa do Congresso em Michoacán e de Encontro dos saberes na Cidade do México.



O Ponto de Cultura Justina – Coletivo Justina - foi um dos agentes da Rede Cultura Viva brasileira selecionados a representar o país no 6º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, que acontecerá em Cherán K’eri e Morelia, Michoacán, no México entre os dias de 11 a 16 de abril.


Entre os critérios de seleção dos participantes na convocatória foram levados em conta a experiência da organização em ações culturais comunitárias e o histórico de participação em processos de articulação de redes em âmbito nacional e/ou internacional, além da contribuição da candidata em ações de cultura de base comunitária.


Durante o intercâmbio de saberes no México, o Ponto de Cultura também participará do I Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais que” acontece entre os dias 08 e 10 de abril.


Pablo Lopes, gestor cultural do Coletivo Justina, a interlocução com Pontos de Cultura em nível internacional é fundamental para o trabalho comunitário em Goiás. “A partir da partilha com outros artistas e gestores, passamos a compreender melhor o nosso território comum, bem como trocar experiências sobre formas de sustentabilidade e interlocução com outros agentes locais”, declara.


Para Takaiúna, dramaturga e fundadora do Coletivo Justina "A participação nos eventos de cultura viva fortalecem o encontro e o intercâmbio entre as formas do trabalho artístico da região", comenta Takaiùna que também participou do 3º e do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizados em 2017 e 2019 no Equador e na Argentina, respectivamente.


A seleção na convocatória do Iber Cultura Viva, para além do apoio com passagens aéreas e seguro de viagem, demonstra ainda mais a solidez do trabalho do Coletivo Justina.


Sobre o Coletivo Justina


Fundado em 2016, o Coletivo Justina tem como prática estético-política o exercício de experimentação que cabe em vários segmentos artísticos e culturais. O Coletivo tem suas ações culturais inspiradas na fronteira entre a ancestralidade, o comunitário e a arte. Sua sede é em Aparecida de Goiânia.


Nos últimos anos, o Ponto de Cultura Justina vem realizando atividades de formação, pesquisa e circulação artística por vários estados do Brasil, como Ceará, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Suas ações e pesquisas também movimentam experiências internacionais.


Na América Latina, tem articulado com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia e México, onde trabalhou em parceria com o Programa Iberscena para a direção de espetáculo e construção dramatúrgica a partir da realidade de crianças e adolescentes locais. Itália, Israel e o Estado da Palestina também foram visitados por membros do Coletivo, tecendo uma rede afetiva de trocas simbólicas e estéticas.


Encontro de saberes


Entre os dias 8 e 10 de abril, as atenções se voltam para a Cidade do México, que sediará o I Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais”. O evento reunirá gestores públicos, ativistas, pesquisadores e especialistas em cultura para três dias de debates, oficinas e mesas temáticas voltadas ao fortalecimento da gestão cultural e das políticas públicas de base comunitária.


Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária


O encerramento da jornada no México será marcado pela participação do Coletivo Justina no VI Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que acontecerá de 11 a 16 de abril em Cherán K’eri e Morelia, Michoacán. O Congresso é uma referência para o campo da cultura viva, e participarmos desse momento é muito importante para a trajetória  muito para garantir a presença das delegações dos países membros.


Congresso de Cultura Viva, 08/04, registro: Pablo Lopes


Congresso de Cultura Viva, 08/04, registro: Pablo Lopes


Congresso de Cultura Viva, 08/04, registro: Pablo Lopes


 
 
 

Comments


© 2025. por Coletivo Justina

Realização (3).png
bottom of page