OFICINA DRAMATURGIAS EMERGENTES: TERRITÓRIO DOS OBJETOS VAI SER REALIZADA NA 20º MOSTRA DE TEATRO TENPO EM PORANGATU-GO
- Cilene Trajano
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Com mediação da dramaturga e diretora, Takaiúna, a formação é aberta ao público do teatro maior de 16 anos

A oficinas será presencial e realizada em Porangatu. As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 15 de abril. Na formação em Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos será desenvolvida dramaturgias próprias, uma escrita que tem como dispositivo de criação o corpo, os objetos e suas experiências. Durante a oficina serão realizadas práticas com técnicas de escritas de microdramaturgias a partir da metologia Dramaturgias Emergentes. Criando a cena a partir das biografias dos objetos.
SOBRE DRAMATURGIAS EMERGENTES
Dramaturgias Emergentes é uma metodologia de criação para a cena em que as dramaturgias de cada objeto são desenvolvidas a partir de territórios e camadas que se relacionam entre si de forma comunitária. Na oficina, por meio da metodologia, serão realizadas práticas direcionadas a criação de novas biografias para os objetos e corpos.
A metodologia faz parte do Banco Iberoamericano de Saberes, sendo reconhecida como uma Tecnologia Social. Já foram realizadas diversas formações em Dramaturgias Emergentes, em que se destaca mediações em três continentes, Americano (México, Bolívia, Equador, Chile, Brasil), Africano (Guiné Bissau) e Europeu (Holanda).
Importante ressaltar também que a metodologia dá nome a Escola Latino- americana de Dramaturgias Emergentes, primeira escola de dramaturgas da América Latina – atualmente a escola atua em rede com dramaturgas do México, Bolívia, Equador e Brasil, tendo publicado a primeira Coletânea de Dramaturgas Goianas em formato de livro.
INSCRIÇÕES E SOBRE O FESTIVAL
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) torna pública a abertura de inscrições para participação nas oficinas de artes cênicas ofertadas no período de 22 a 26 de abril, dentro da programação da 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de abril.
As oficinas serão presenciais e terão carga horária mínima de 24 horas, para um total de 120 participantes. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição. Informações sobre o cronograma e o resultado podem ser conferidas no site.
Comments