
Sobre o Coletivo Justina, membros, missão e Proposta de Valor
Sobre o Coletivo Justina
Associação Comunitária Maria Justina da Glória, é a personalidade jurídica do Coletivo Justina, que realiza desde 2015 atividades de formação, pesquisa e intercâmbio em teatro. Com atuação em mais de 10 países, em três continentes, suas atividades acontecem em territórios comunitários. Em 2019 foi reconhecida como Ponto de Cultura e em 2022 teve sua metodologia de trabalho Dramaturgias Emergentes reconhecida como Tecnologia Social pelo Banco Ibero-americano de Saberes.
Como Ponto de Cultura caminhante, o Coletivo realiza atividades de formação, pesquisa e circulação artística. Sua sede é em Aparecida, Goiás.
Em seu repertório tem o espetáculo infantil Dr. Raimundo montado em coprodução com o Teatro Ludos e ‘1888’ montado em coprodução com El Masticadero (Bolívia). Em rede articula com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiné Bissau e México. Na Cidade do México realizou, com o Programa Iberscena, a direção e dramaturgia do espetáculo "Que es ser una niña?" a partir da realidade dos jovens locais.
No Equador, na Argentina e no México foi selecionado nos editais de mobilidade do IberCulturaViva para participar dos Congressos de Cultura Viva Comunitária. Realizou circulações do seu repertório em países do continente africano, sendo o primeiro grupo de teatro do estado de Goiás a realizar tal feito.
Co-realiza com a Escola Latino-americana de Dramaturgias Emergentes (Coletivo certificado como Ponto de Cultura) ciclos de formação em dramaturgia para mulheres.
Missão

Proposta de Valor

Promover a criação, difusão e formação artística com base em memórias coletivas, ancestralidades e práticas comunitárias, por meio de ações autorais e colaborativas.
Promover o encontro.
-
Ancestralidade: Reconhecemos os saberes herdados e suas continuidades nas práticas culturais vivas.
-
Coletividade: Atuamos de forma colaborativa, respeitando os tempos e modos do fazer em grupo.
-
Autoria Comunitária: Valorizamos a criação artística enraizada em vivências e territórios.
Formação como autonomia: -
Acreditamos no acesso à formação como ferramenta de emancipação e criação.
-
Diversidade: Respeitamos e promovemos a pluralidade de identidades, linguagens e experiências.

1
ODS 11
Cidades e comunidades
sustentáveis
(Meta 11.4 – salvaguardar património cultural e natural)
_edited.jpg)
2
ODS 16
Paz, justiça e instituições eficazes (Meta 16.7 – tomada de decisões participativas e inclusivas)
_edited.jpg)
3
ODS 17
Parcerias para a implementação (Meta 17.17 – fomentar parcerias multissetoriais)
.png)
Membros
O Coletivo Justina é formado por uma equipe comprometida com a arte comunitária e a valorização dos saberes ancestrais.
Contamos com profissionais das áreas de Teatro, Gestão Cultural, Estudos sobre Saberes, Comunicação e Artes Plásticas, que atuam de forma integrada no desenvolvimento de projetos artísticos, educativos e de pesquisa.