Coletivo Justina abre convocatória para bolsitas do GRUDE – Grupo de Pesquisa em Dramaturgias Emergentes
- Cilene Trajano
- 20 de mar. de 2025
- 1 min de leitura

O Coletivo Justina, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), lança a convocatória para o GRUDE – Projeto de Pesquisa em Dramaturgia, iniciativa vinculada ao projeto Territórios Emergentes | Manutenção de Grupo.
Com duração de quatro meses, o GRUDE é destinado exclusivamente a artistas com atuação no estado de Goiás interessados em desenvolver pesquisas em dramaturgia a partir da composição de estéticas para a cena de base comunitária. Ao todo, serão selecionados 10 artistas, que receberão uma bolsa mensal de R$ 700,00 durante o período da formação.
A proposta prevê a participação obrigatória dos artistas em oficinas, laboratórios de criação e na Mostra de Resultados, além do acompanhamento das mediadoras ao longo de todo o processo. Como resultado final da pesquisa, cada artista deverá produzir um artigo científico, que será publicado em um e-book, bem como um relatório ou depoimento sobre o trabalho desenvolvido.
As inscrições estarão abertas em abril e deve ser feita individualmente. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, residir em Goiás há pelo menos dois anos e apresentar documentação como carta de intenção ou vídeo, plano de pesquisa, portfólio e imagens em alta resolução. A seleção será feita em duas etapas: análise documental e entrevista, que poderá ocorrer de forma presencial ou online.
Em consonância com uma política de acesso às pautas minoritárias, a convocatória adota critérios de ações afirmativas, priorizando mulheres, pessoas LGBTQIAP+, pessoas negras e indígenas.
A lista de pré-selecionados para a etapa de entrevistas será divulgada no site e nas redes sociais do Ponto de Cultura Justina.




Comentários