Coletivo Justina abre inscrições para a oficina gratuita Dramaturgias Emergentes
- Cilene Trajano
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Com foco na formação artística e na valorização das narrativas do território para a cena, o Coletivo Justina realiza, no dia 13 de dezembro de 2025, a oficina gratuita “Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação”.
A atividade acontece das 9h às 13h, no Coletivo Centopeia, em Goiânia, com mediação da dramaturga e diretora teatral Takaiúna. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
A ação faz parte do projeto de manutenção de grupo “Territórios Emergentes”, aprovado no Edital nº 16/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO).
Escrita dramatúrgica e ancestralidade
A oficina “Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação” propõe o desenvolvimento de textos autorais a partir da experiência corpórea e das narrativas do território e da ancestralidade.
A metodologia parte da escuta sensível e da construção de dramaturgias que emergem de experiências pessoais e coletivas, propondo uma escrita dramatúrgica situada, política e poética.
Criada pelo próprio Coletivo Justina, a metodologia Dramaturgias Emergentes é uma tecnologia social desenvolvida nos últimos anos em projetos de formação e criação artística nos continentes americano, europeu e africano, com foco em narrativas de base comunitária.
Ela propõe práticas de escrita cênica em que corpo, memória e oralidade são centrais na construção de sentidos.
Sobre o Coletivo Justina
Coletivo Justina, que realiza desde 2015 atividades de formação, pesquisa e intercâmbio em teatro. Com atuação em mais de 10 países, em três continentes, suas atividades acontecem em territórios comunitários. Em 2019 foi reconhecido como Ponto de Cultura e em 2022 teve sua metodologia de trabalho Dramaturgias Emergentes reconhecida como Tecnologia Social pelo Banco Ibero-americano de Saberes.
Como Ponto de Cultura caminhante, o Coletivo realiza atividades de formação, pesquisa e circulação artística. Sua sede é em Aparecida de Goiânia, Goiás.
Em seu repertório tem o espetáculo infantil Dr. Raimundo montado em coprodução com o Teatro Ludos e ‘1888’ montado em coprodução com El Masticadero (Bolívia). Em rede articula com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiné Bissau e México. Na Cidade do México realizou, com o Programa Iberscena, a direção e dramaturgia do espetáculo "Que es ser una niña?" a partir da realidade dos jovens locais.
No Equador, na Argentina e no México foi selecionado nos editais de mobilidade do IberCulturaViva para participar dos Congressos de Cultura Viva Comunitária. Realizou circulações do seu repertório em países do continente africano, sendo o primeiro grupo de teatro do estado de Goiás a realizar tal feito.
Co-realiza com a Escola Latino-americana de Dramaturgias Emergentes (Coletivo certificado como Ponto de Cultura) ciclos de formação em dramaturgia para mulheres.
SERVIÇO
Oficina: Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação
Data: 13 de dezembro de 2025
Horário: 9h às 13h
Mediação: Takaiúna
Local: Coletivo Centopeia – Entrada na Praça Wilton Valente Chaves - Av. Cora Coralina, 140 - St. Sul, Goiânia - GO
Inscrições: Gratuitas




Comentários