Coletivo Justina inicia o projeto Territórios Emergentes para fortalecimento da cena teatral goiana
- Cilene Trajano
- 1 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

O Coletivo Justina deu início ao projeto Territórios Emergentes, iniciativa voltada à pesquisa, formação e fortalecimento da dramaturgia contemporânea em Goiás. Com duração de 12 meses, o projeto tem como objetivo garantir a continuidade das atividades do grupo, além de aprofundar e expandir sua metodologia própria de criação teatral.
Com trajetória consolidada na área da pesquisa em dramaturgia, o Coletivo Justina desenvolve, ao longo do projeto, ações que envolvem estudos teóricos e práticos, atividades formativas e a produção de novos conteúdos dramatúrgicos. As iniciativas buscam contribuir para o fortalecimento da cena teatral local, ampliando espaços de criação e reflexão.
No centro do projeto está a metodologia Dramaturgias Emergentes, criada pelo Coletivo Justina e reconhecida como uma tecnologia social aplicada à criação teatral. A proposta articula diferentes territórios do processo criativo, como o texto dramatúrgico, a gestão afetiva, os saberes e a comunicação, promovendo uma abordagem inclusiva, experimental e conectada às realidades sociais e culturais.
O Territórios Emergentes tem como um de seus principais pilares a formação de novos dramaturgos e dramaturgas. Para isso, será criado o GRUDE – Grupo de Estudos em Dramaturgias Emergentes, espaço dedicado à pesquisa, ao debate e à sistematização de conhecimentos sobre a dramaturgia contemporânea. O grupo também contará com bolsas destinadas a alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando o acesso à formação artística.
Ao longo do projeto, o Coletivo Justina pretende produzir e difundir conhecimento na área, fortalecendo sua atuação como polo de pesquisa, criação e inovação no teatro goiano.
Este projeto foi contemplado pelo edital de fomento à manutenção continuada de grupos e companhias artísticas N° 16/2024 PNAB SECULT/GOIÁS




Comentários