Coletivo Justina promove oficinas Gratuitas de Dramaturgias e elaboração de Projetos Culturais em Aparecida de Goiânia
- Cilene Trajano
- 15 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Com atividades voltadas à formação artística e à profissionalização de agentes culturais, o Coletivo Justina realiza, entre os dias 24 e 27 de julho, duas oficinas gratuitas no município de Aparecida de Goiânia (GO).
As ações fazem parte do projeto de manutenção de grupo “Territórios Emergentes” aprovado no Edital nº 16/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO).
A programação conta com a oficina “Escrita de Projetos Culturais na Prática”, nos dias 28 e 29 de julho (segunda e terça-feira), das 19h às 21h, com mediação do gestor cultural Pablo Lopes, que acontecerá de forma remota.
Já nos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo), das 14h às 19h, será realizada a oficina “Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação”, com mediação da dramaturga e diretora teatral Takaiúna. Ambas as atividades são gratuitas, com inscrições limitadas.
Capacitação artistas e não artistas
Voltada tanto para artistas quanto para trabalhadores da cultura e interessados em geral, a oficina “Escrita de Projetos Culturais na Prática” busca compartilhar estratégias e ferramentas acessíveis para o desenvolvimento de projetos culturais, desde a concepção até a prestação de contas. A proposta parte da experiência acumulada pelo Coletivo Justina na área da gestão cultural comunitária, com foco na sustentabilidade.
Durante a formação, serão abordados temas como formatação de projetos, captação de recursos em editais públicos e privados, planejamento de ações, cronogramas, orçamentos e instrumentos de mensuração.
Escrita Dramatúrgica
A oficina “Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação” propõe o desenvolvimento de textos autorais a partir da experiência corpórea e das narrativas do território e da ancestralidade. A metodologia parte da escuta sensível e da construção de dramaturgias que emergem de experiências pessoais e coletivas, propondo uma escrita dramatúrgica situada, política e poética.
Criada pelo próprio Coletivo Justina, a metodologia Dramaturgias Emergentes é uma tecnologia social que tem sido desenvolvida nos últimos anos em projetos de formação e criação artística nos continentes americano, europeu e africano, especialmente com foco em narrativas de base comunitárias. A metodologia propõe práticas de escrita cênica onde o corpo, a memória e a oralidade são centrais na construção de sentidos.
Sobre o Coletivo Justina
Com atuação em Aparecida de Goiânia desde 2016, o Coletivo Justina — também conhecido como Associação Comunitária Maria Justina da Glória — é um Ponto de Cultura que desenvolve projetos de criação artística, formação e mobilização comunitária. Com ênfase na cultura viva, memória preta e ancestralidade, o coletivo articula redes de produção e difusão cultural, baseando-se em metodologias colaborativas e no protagonismo popular.
Entre suas ações estão a produção de espetáculos, cineclubes, oficinas, intercâmbios e formação em áreas como dramaturgia, teatro de formas animadas, contação de histórias e elaboração de projetos culturais. O coletivo tem se destacado pela valorização de práticas artísticas periféricas e pela atuação em rede com outros coletivos culturais do estado de Goiás e do Brasil.
SERVIÇO
Oficina: Dramaturgias Emergentes: Ateliê de Criação
Dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo)
Das 14h às 19h
Mediação: Takaiúna
Local: Sede do Coletivo Justina – Aparecida de Goiânia (GO)
Vagas: 10 Inscrições gratuitas e limitadas.
Oficina: Escrita de Projetos Culturais na Prática
28 e 29 de julho (segunda e terça-feira)
Das 19h às 21h
Mediação: Pablo Lopes
Formato: on-line
Mais informações e inscrições: www.coletivojustina.com




Comentários