top of page
Buscar

Espetáculo infantil “Dr. Raimundo” integra programação do Festival DJINTIS 2025, na Guiné-Bissau

  • Foto do escritor: Pablo Lopes
    Pablo Lopes
  • 18 de nov.
  • 3 min de leitura

Circulação internacional é desdobramento do projeto de Manutenção de Grupo Territórios Emergentes, aprovado no edital 16/2024 PNAB SECULT/GO

 “Dr. Raimundo” nos dias 19 e 21 de novembro, às 15h, no Instituto Guimarães Rosa, em Bissau, durante a programação do DJINTIS 2025.
 “Dr. Raimundo” nos dias 19 e 21 de novembro, às 15h, no Instituto Guimarães Rosa, em Bissau, durante a programação do DJINTIS 2025.

O Coletivo Justina, grupo goiano de arte comunitária com atuação no Brasil, América Latina e África, apresenta o espetáculo “Dr. Raimundo” nos dias 19 e 21 de novembro, às 15h, no Instituto Guimarães Rosa, em Bissau, durante a programação do DJINTIS 2025.


A participação do grupo no festival é um importante desdobramento do projeto de manutenção artística Territórios Emergentes, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás), que vem possibilitando a continuidade das atividades formativas, criativas e de circulação do coletivo.


Voltado para crianças a partir de 3 anos, educadores e professores, o espetáculo de 90 minutos conta a história de Raimundo, um menino que, por ser diferente das outras crianças, enfrenta a solidão e o isolamento. Para reinventar o mundo ao seu redor, ele cria Tatipirum, uma terra encantada onde encontra outros meninos como ele, a princesa Takaiúna e personagens inspirados na cultura popular brasileira. A narrativa mistura teatro de formas animadas, contação de histórias e elementos lúdicos que convidam o público a imaginar, sentir e refletir sobre empatia, diversidade e criatividade na infância.


O espetáculo é uma realização do Coletivo Justina em coprodução com o Teatro Ludos, reforçando a articulação internacional do grupo com instituições culturais da Guiné-Bissau.


Sobre o Coletivo Justina


Coletivo Justina é um ponto de cultura caminhante de arte comunitária e ancestral, com sede em Aparecida de Goiânia (Goiás). Articula-se em rede com artistas e grupos de diferentes regiões do Brasil, da América Latina e da África.


Sua missão é promover a criação, a difusão e a formação artística baseadas em memórias coletivas, ancestralidades e práticas comunitárias, por meio de ações autorais e colaborativas. Em 2022, teve sua metodologia de trabalho, Dramaturgias Emergentes, chancelada como Tecnologia Social pelo Banco Ibero-Americano de Saberes.


Em seu repertório, estão o espetáculo infantil Dr. Raimundo, montado em coprodução com o Teatro Ludos, e 1888, em coprodução com El Masticadero (Bolívia). Atua em rede com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiné-Bissau, Chile e México.


Territórios Emergentes – manutenção, pesquisa e criação contínua


O Territórios Emergentes é uma proposta de continuidade e aperfeiçoamento artístico do Coletivo Justina ao longo de 12 meses de pesquisa, formação, consolidação e difusão da metodologia Dramaturgias Emergentes. O projeto envolve ações de criação estética integrando todos os membros do grupo a partir de seus próprios territórios de investigação. Entre os eixos centrais, destaca-se a criação do GRUDE (Grupo de Estudos em Dramaturgias Emergentes), que forma novas pesquisadoras em dramaturgia, ampliando a rede de atuação e aprofundando o desenvolvimento artístico-pedagógico do coletivo.


Em agosto, o projeto recebeu a Gestora Cultural portuguesa, Carol Rodrigues, criadora e diretora do DJINTIS – Festival Internacional de Artes Cénicas de Bissau. Ela mediou formação para o fortalecimento institucional do Coletivo Justina, com foco em captação de recursos com fontes internacionais. (Leia aqui)


Sobre o FESTIVAL DJINTIS 2025


O DJINTIS 2025 é uma atividade integrada ao Ur-GENTE, projeto implementado pela VIDA ONGD, com financiamento do Camões, I.P. e cofinanciamento da Câmara Municipal de Almada, OEI Portugal, Institut Français (AOCA) e PNUD Guiné-Bissau. O festival conta com apoio e acolhimento do Centro Cultural Português, Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Netos de Bandim e Salão Teatral do Centro de Promoção Humana de Quinhamel.

 

 
 
 

Comentários


© 2025. por Coletivo Justina

Realização (3).png
bottom of page